27 set

Afinal de contas, o que é autoconhecimento?

Por Mérope Vedana*.

Geralmente o que nos motiva a procurar psicoterapia, é quando temos algum sofrimento ou quando algo que nos incomoda. Diante dessa busca, o nosso objetivo é conseguir ter mais satisfação na vida e encontrar uma solução para nossos problemas.

Porém, algo que muitas vezes não nos damos conta é que, na psicoterapia, além de buscarmos atingir aquele objetivo, adquirimos também o autoconhecimento. Mas afinal de contas, o que é autoconhecimento?

Autoconhecer-nos é sabermos dizer o que controla os nossos comportamentos, o que nos faz agir de uma maneira ou de outra, como os comportamentos dos outros influenciam os nossos e como reagimos com tudo isso.

Por meio desse conhecimento, podemos prever como lidaremos com alguma situação e evitar sofrimentos futuros. Se nós não percebemos as consequências que nossos comportamentos têm na nossa vida, como saber a melhor forma de agir para alcançar um objetivo?

A psicoterapia é um contexto propício para isso, pois, além de contar com um profissional que te ajuda a refletir e entender como e porque as coisas acontecem, as sessões constituem um tempo no qual você dedica exclusivamente ao pensamento e análise sobre aquilo que incomoda, pensando em hipóteses, imaginando as possíveis situações e suas soluções. Por meio desse trabalho, com a ajuda e perguntas do terapeuta, nosso autoconhecimento vai aumentando.

E aí, será que você se conhece tão bem quanto pensa?

 

* Este é um texto de Mérope Vedana, psicóloga com experiência em Terapia Cognitivo Comportamental e minha parceira de trabalho.  A Mérope acredita que o autoconhecimento faz parte do processo de mudança de comportamento. Para entrar em contato como trabalho dela acesse:

Email: merope.vedana@gmail.com

Telefone: (48) 99148-3003

Facebook: https://www.facebook.com/meropevedana/

Intagram: https://www.instagram.com/meropevedana.psi/

Share this

Leave a reply