18 out

Acupuntura e Autoconhecimento

Por Maria Dotina Martins*

Com a correria do dia a dia perdemos o hábito da observação e não percebemos que determinados sintomas tem muito a ver com as nossas emoções. Não  temos tempo para nós mesmos e tudo é muito automatizado.
Se o problema é dor de estômago, tomamos um antiácido. Para dor de cabeça, um analgésico. Se for ansiedade, resolvemos com  ansiolíticos. Insônia? Um remedinho para dormir resolve! E de preferência que o efeito do medicamento seja muito rápido!

Não temos tempo a perder (como se cuidar de si fosse perda de tempo). Damos prioridade ao nosso trabalho e não cuidamos de nós. Cuidamos do corpo exterior com muita atividade física e roupas bonitas. Não que isso não seja bom…mas o grau de importância às  vezes é exagerado.  Temos que estar sempre bonitos, bem resolvidos, alegres e aparentar saúde. E assim vamos deixando de lado as nossos sentimentos, nossas emoções.
Quem nunca teve insônia quando estava  muito preocupado? Ou dor de estômago depois de uma discussão?

Mas não nos damos conta da relação destes sintomas com nossas emoções.  Os sentimentos  não  tem muito importância nos dias de hoje, negligenciamos nossas emoções, não nos permitimos sentir. Temos que ser fortes! Como se sentir raiva, tristeza, medo fossem sentimentos para os mais fracos.

As emoções são saudáveis ao nosso equilíbrio, a intensidade e a maneira como reprimimos é que nos faz desenvolver determinados sintomas. É como se o nosso corpo estivesse pedindo “Olha para mim! Presta atenção!”. Se não cuidamos das emoções, o corpo responde com dores, náuseas, insônia e tantas outros sintomas que nos incomodam.

A acupuntura usa métodos  para aliviar os sintomas e equilibrar o corpo para lidar com as emoções, mas também  fazer a pessoa tomar consciência de onde apareceu  todo o seu mal estar.
A partir do momento que tomamos consciência do que nos prejudica ficamos com a opção  de  pensar numa maneira de resolvermos o que está a nos prejudicar de maneira menos traumática. Abrir os olhos quando determinado  sintoma aparece, nos fornece a informação do que nos afeta .

*Maria Dotina Martins é enfermeira acupunturista e minha parceira de trabalho.  Para conhecer mais o trabalho dela entre em contato através do  e-mail:  doti.martins@gmail.com

Share this

Leave a reply